terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Dispositivos de leitura e gravação óptica ( DVD, CD,)


Dispositivos de leitura e gravação óptica ( DVD, CD,)

DVD


DVD  (abreviatura de Digital Versatile Disc, em português, Disco Digital Versátil). Contém dados no formato digital, tendo uma capacidade de armazenamento maior que a do  CD, devido a uma tecnologia óptica superior, além dos padrões melhorados de compressão de dados. O DVD foi criado no ano de 1995.
Os DVD possuem por padrão a capacidade de armazenar 4,7 GB de dados (capacidade nominal), enquanto que um CD armazena em média 700 MB (cerca de 14,6 % da capacidade de um DVD). Os chamados DVD de dual-layer  (dupla camada) podem armazenar até 8,5 GB. Apesar da capacidade nominal do DVD comum agradável, é possível apenas gravar aproximadamente 4.38 GB de informações. O tamanho máximo de arquivo varia conforme o tipo de gravação: UDF, ISO normal, DVD-video etc. Por exemplo, para gravar um arquivo com cerca de 2 GB, é necessário escolher a opção UDF mode. Apresenta resolução de 500 linhas (horizontais). A qualidade de imagem e som do DVD são bem superiores as das fitas de vídeo VHS.

Capacidade do DVD

Uma camada (Single Layer)
Duas camadas (Dual/Double Layer)
Tamanho físico
GB
GiB
GB
GiB
12 cm, um lado
4,7
4,38
8,5
7,92
12 cm, dois lados
9,4
8,75
17
15,8
8 cm, um lado
1,4
1,3
2,6
2,42
8 cm, dois lados
2,8
2,61
5,2
4,84

CD

CD  (abreviatura de Compact Disc, “disco compacto” em inglês) é um dos mais populares meios de armazenamento de dados digitais, principalmente de música comercializada e softwares de computador, caso em que o CD recebe o nome de CD-ROM. A tecnologia utilizada no CD é semelhante à do DVD.
O CD foi inventado em 1979, e comercializado a partir de 1982.
Um CD contém quatro camadas: a primeira consiste no rótulo, conhecida como camada adesiva; a segunda é uma camada de acrílico, que contém os dados propriamente ditos; a terceira é uma camada reflexiva composta de alumínio e, finalmente, a quarta, chamada de camada plástica, feita de policarbonato. A cor prata que vemos no CD é o resultado da soma das camadas de gravação e reflexão. Num CD-R, a composição das camadas é diferente, para que a midia possa ser gravada usando um sistema “caseiro”.


CD
Usado emArmazenamento de dados digitais
Capacidade700 MB / 79 min. e 57 seg. de áudio
Mecanismo de leitura780 nm de onda laser semicondutora
Desenvolvido porSony e Philips
Dimensões12 cm de diâmetro (tamanho comum universal) ou 8 cm (tamanho reduzido)













Disco Blu – Ray

Blu-Ray Disc, também conhecido como BD (de Blu-Ray Disc) é um formato de disco óptico da nova geração de 12 cm de diâmetro (igual ao CD e ao DVD) para vídeo de alta definição e armazenamento de dados de alta densidade. É uma alternativa ao DVD e é capaz de armazenar filmes até 1080p Full HD de até 4 horas sem perdas. Requer uma TV full HD de LCD, plasma ou LED para explorar todo seu potencial.
A sua capacidade varia de 25 (camada simples) a 50 (camada dupla)  Gigabytes. O disco Blu-Ray faz uso de um laser de cor azul-violeta, cujo comprimento de onda é 405 nanómetros, permitindo gravar mais informação num disco do mesmo tamanho usado por tecnologias anteriores (o DVD usa um laser de cor vermelha de 650 nanómetros).
Blu-Ray obteve o seu nome a partir da cor azul do raio laser  (“blue ray” que significa “raio azul”). A letra “e” da palavra original “blue” foi eliminada porque, em alguns países, não se pode registrar, para um nome comercial, uma palavra comum. Este raio azul mostra um comprimento de onda curta de 405 nm e conjuntamente com outras técnicas, permite armazenar substancialmente mais dados que um DVD ou um CD. A Blu-ray Disc Association  (BDA) é responsável pelos padrões e pelo desenvolvimento do disco Blu-ray e foi criada pela Sony e Panasonic.

Sem comentários:

Enviar um comentário